domingo, 7 de julho de 2013

CARTA ÀS ORGANIZADORAS DA MARCHA DAS VADIAS

Brasília, 26 de junho de 2013.



                 Nós, militantes de diversas organizações políticas, pronunciamos nossa insatisfação ao constrangimento sofrido na Marcha das Vadias. Durante o evento, nossxs militantes foram abordadxs pela organização, solicitando que escondêssemos os cartazes e faixas que contivessem símbolos ou nomes de organizações partidárias e movimento sociais. Fomos informadxs de que tal posicionamento obedecia à Carta de Princípios da Marcha.
                Neste momento importante de participação popular e ocupação das ruas, quisemos formar com as feministas revolucionárias um bloco histórico, a partir da unidade de ação, de luta a favor dos direitos das mulheres e contra qualquer forma de violência e discriminação de raça, sexualidade, gênero, credo e classe, como proclama a Carta de Princípios da Marcha.               Sentimos a discriminação contra nossas organizações na pele, durante o ato de luta. Obrigadxs a baixar nossas bandeiras, nos sentimos agredidxs e impedidxs de falar. Trabalhamos dialogando, no âmbito do movimento feminista, em parceria com os demais movimentos sociais que acumulam e ampliam ações de ruptura com as instâncias que perpetuam as desigualdades sociais e econômicas e estruturam os pilares da dominação patriarcal capitalista na contemporaneidade, pois a luta das mulheres é um movimento legítimo contra as desigualdades que emergem da contradição de classe.
                Se a participação estava condicionada a determinados critérios, a organização da Marcha deveria ter sido mais enfática quanto à restrição da participação dxs militantes nos espaços de divulgação do evento como no facebook, twiter e no blog.
                Contudo, mesmo na Carta de Princípios da Marcha, as posições a respeito da nossa participação soam ambíguas, pois expõem que no dia do evento apenas não concordam com o uso de bandeiras, faixas e carros de som que possam promover outros movimentos/intituições, mas não proíbem ou restringem a participação. Ademais, aceitam o apoio de homens, coletivos movimentos, organizações, instituições e partidos e, inclusive, incentivam a participação com notas de apoio e participação na Marcha.
                Ressaltamos que nossa participação durante o evento foi de respeito e apoio incondicional à Marcha. Em nenhum momento nos dirigimos para frente da Marcha com o intuito de ganharmos a direção da mobilização. Dessa forma, repudiamos a ação de limitar a nossa participação e a de nossos coletivos, movimentos e partidos sob a justificativa de aparelharmos a Marcha das Vadias.
                Acreditamos que essa restrição quanto à participação segue a linha que tanto temos visto nas mobilizações das últimas semanas no Brasil de hostilizar organizações políticas que travam uma luta histórica contra a violência e exploração das trabalhadoras e dos trabalhadores pelo capital.
               
Coletivo de Mulheres Ana Montenegro – DF
Consulta Popular DF
Movimento de Mulheres Camponesas -MMC
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST
Partido Comunista Brasileiro – PCB – DF